Atualmente existem duas principais maneiras de se conectar à internet no Brasil. Ou por meio da conexão wireless, também conhecida como wi-fi, ou então através do cabo de rede. Ambas são extremamente úteis para determinados casos, e é sobre esses dois tipos de conexão que vamos falar hoje. Afinal, é melhor se conectar via wi-fi ou cabo?

Primeiramente, vamos entender de forma breve como funciona cada conexão. O wi-fi é a internet sem fio, que precisa apenas de uma senha para conectar em qualquer dispositivo. Com o cabo de rede, como o próprio nome já diz, um cabo liga o dispositivo e o roteador de sinal para que o usuário navegue.

Quer entender melhor quais as vantagens e desvantagens dessas duas formas de conectar à internet? Continue lendo!

Vantagens de usar o wi-fi

Primeiramente vamos listar algumas das vantagens de utilizar o wi-fi como forma principal de conexão. Separamos três pontos principais que você precisa observar: a flexibilidade, a economia e a possibilidade de conectar vários dispositivos. Embora o wi-fi seja muito mais amplo do que isso, vamos falar primeiramente sobre essas três questões.

Mobilidade

Em primeiro lugar, não podemos deixar de falar sobre a mobilidade que o wi-fi permite. Isso porque, conectado à internet sem fio, você pode carregar o seu dispositivo para qualquer canto do ambiente que esteja dentro da cobertura do sinal. Assim, não precisa ficar preso a uma sala só.

Economia

Em segundo lugar, ter apenas a conexão via wi-fi se mostra mais econômico do que optar pela conexão de rede. Em situações nas quais o sinal de internet precisa estar disponível em diferentes locais, a conexão via wi-fi pode ser uma boa alternativa, já que permite a dispersão do sinal sem a necessidade da criação de uma infraestrutura física para o cabeamento da internet.

Diferentes dispositivos

Por último, mas não menos importante, a conexão via wi-fi também traz o benefício de poder conectar diversos dispositivos ao mesmo tempo: celulares, computadores, tablets, smart TVs… E, com isso, aproveitar uma internet com menos limites e adequada para todos os moradores da casa. Afinal, conectar a uma rede wi-fi é muito fácil.

Limitações do Wi-Fi

Nem tudo são flores! O wi-fi também oferece algumas limitações. Separamos as três que consideramos ser as principais e que mais impactam na qualidade da sua conexão com a internet.

Velocidade

A primeira limitação do wi-fi, e talvez a mais óbvia de todas, é a diferença na velocidade quando comparada ao cabo de rede. Como o sinal vem “pelo ar” e não diretamente através do cabo, é comum que a conexão seja mais lenta e que sofra instabilidades. Isso pode acontecer por uma série de fatores: tempestades, reparos técnicos, entre outros, como a quantidade de usuários, que é o que vamos ver no próximo tópico.

Quantidade de usuários

Embora isso possa ser considerado como uma vantagem para o wi-fi também, a quantidade de usuários conectados a uma mesma rede sem fio acaba prejudicando a velocidade de todos os dispositivos. Não há muito o que fazer quando a família é grande ou em uma empresa com diversos funcionários conectados a uma mesma rede. Há a possibilidade de adquirir um repetidor de sinal, por exemplo, para tentar amenizar a situação.

Segurança

Por último, podemos dizer que a segurança da conexão por wi-fi não é das melhores. Isso porque qualquer um com a sua senha pode acabar utilizando o sinal. Dessa forma, a nossa dica é estar sempre ciente de quem tem o acesso à rede e trocar a senha sempre que possível.

Vantagens da conexão via cabo

De fato, usar o cabeamento é muito vantajoso, principalmente para as empresas, mas também para as residências. Afinal, se você trabalha ou estuda de casa – o que se tornou comum precisa de uma conexão com a internet que seja estável e confira velocidade!

Velocidade

Com certeza a melhor vantagem de se usar o cabo de rede para conectar à internet é a diferença na velocidade simétrica e estabilidade de sinal. Como o sinal é enviado diretamente do roteador para o dispositivo conectado, a conexão acaba sendo muito mais rápida. Isso porque não há interferência entre um ponto e outro.

 Praticidade

Outra vantagem do cabo de rede é a praticidade. Basta conectar o cabo ao notebook ou computador e pronto, já está funcionando. Não é necessário nenhum tipo de senha ou validação no dispositivo para começar a navegar.

Pouca interferência

Como já comentamos antes, a conexão por rede tem menos interferências do que a por wi-fi. Isso significa que, não importa quantas pessoas estejam usando a internet ao mesmo tempo, quem está conectado via cabo não vai sofrer tanta interferência quanto quem está na rede sem fio.

Limitações da conexão via cabo

Mobilidade reduzida

Se você utiliza um notebook para trabalhar, estudar ou simplesmente navegar na internet, deve entender que, usando um cabo de rede, a sua mobilidade estará limitada e relacionada ao tamanho do fio que está unindo o computador e o modem. Por isso, pode não ser a opção mais prática se o cabo é curto, o roteador está na sala e você precisa participar de uma reunião no quarto, por exemplo.

Custo de instalação

Como comentamos, para uma empresa usar o cabo de rede pode sair bem mais caro. Isso porque o custo de instalação do cabeamento (e do equipamento em si) é alto. Mas vale a pena o investimento se o número de funcionários que dependem da internet para trabalhar for grande.

Limitação de dispositivos

Por último, o cabo de rede traz mais um impedimento: você só pode usar esse tipo de conexão em computadores ou notebooks. Outros dispositivos, como celulares e tablets, não possuem entradas de hardware para esse tipo de conexão. Por isso, nesses casos, é necessário ficar refém da conexão sem fio. 

E então, conseguiu entender melhor como funciona cada tipo de conexão e qual se encaixa melhor nas suas necessidades? Caso você queira auxílio profissional para garantir uma melhor conexão de internet, não deixe de entrar em contato conosco para saber mais dos nossos serviços.

No mais, fique ligado no nosso blog para saber mais sobre internet, tecnologia e telecomunicação!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×