No século XXI é praticamente impossível que uma criança cresça sem acesso à tecnologia. O clichê “já nasceu com um celular na mão” faz muito sentido, já que desde pequenas as crianças ganham celulares, tablets, computadores e outros aparelhos eletrônicos para brincar. Embora isso seja visto com maus olhos pelos pais mais controladores, a introdução precoce à tecnologia também traz bons frutos!

Isso porque é possível usar a internet a favor da educação dos pequenos. Principalmente desde 2020 com a pandemia que obrigou todo mundo a ficar em casa e fazer as atividades de forma online. As aulas já são feitas pela tela de um computador ou celular e a tendência é que esse modelo de educação continue. É interessante incentivar que as crianças explorem novos recursos porque essas atividades podem virar um talento no futuro.

Por esse motivo vamos falar hoje sobre alguns jogos educativos para crianças. A internet está cheia de sites e aplicativos com diversas funcionalidades lucrativas para os pequenos. Continue lendo e saiba mais!

Por que usar jogos para educar crianças

Como já mencionamos antes, os jogos virtuais e a internet podem ser muito úteis e interessantes na educação infantil. Apesar de a internet não ser sempre o lugar mais confiável do mundo, com a supervisão dos pais é possível, sim, usar a web para o bem.

Já que os jogos online para crianças são variados e ensinam diferentes habilidades, como formas geométricas, o alfabeto, as cores, entre outros, isso ajuda no desenvolvimento do pequeno. Segundo o site Educação Infantil, esses jogos estimulam a função cognitiva da criança, além de desenvolverem a coordenação motora. E tudo isso de uma forma bastante interativa e criativa!

Vantagens dos jogos online

Estimula cuidados diários: existem vários jogos para crianças que ensinam a lavar as mãos, fazer tarefas do dia a dia (lavar louças, ajudar os pais), cuidar de si mesmo, organizar os brinquedos no quarto… De forma lúdica, os pequenos entendem o que é necessário fazer para viver de forma mais organizada.

Ensina sobre o cuidado com animais e outras pessoas: O aplicativo Lavar e Tratar Animais é muito interessante para famílias que têm um pet ou estão pensando em adotar um bichinho de estimação. Ele ensina a cuidar do animalzinho, dar banho, carinho, comida, etc. Dessa forma, a relação entre a criança e o pet vai ser muito mais amigável.

Estimula a criatividade: praticamente todos os jogos para crianças acabam estimulando a criatividade. Isso porque envolvem cores, sons, formas, pequenas tarefas que pedem criação.

Cuidados

Bom, antes de mostrar alguns exemplos de sites de jogos para crianças, é necessário falar sobre alguns cuidados importantes antes de introduzir esse hábito. Afinal, tudo precisa ser feito com cautela quando se trata de crianças.

  • Definir uma rotina: Para evitar que a criança fique apenas jogando o dia inteiro e não desenvolva outros hobbies, é interessante definir um horário fixo para jogar todos os dias. Uma, duas horas, ou mais, quem decide são os pais. Isso também ensina os pequenos sobre limites.
  • Sempre supervisionar o que a criança está vendo: Assim como a internet pode ser incrível para educar, também pode ser muito maléfica. E uma criança não vai saber diferenciar os dois. Pelo menos até uma certa idade. Por isso, principalmente em crianças menores, é imprescindível que os pais fiquem de olho em quais sites e jogos o filho está acessando.
  • Supervisionar os amigos virtuais: Amigos virtuais podem ser divertidos e estimular a socialização das crianças. Mas também é preciso tomar cuidado. Como é possível se esconder por trás de um nickname e um avatar, nem sempre se sabe se a pessoa com quem a criança está conversando realmente é quem diz ser. Portanto, os pais devem ficar de olho e procurar saber quem são os amiguinhos virtuais.

Exemplos de sites com jogos para crianças

Agora vamos dar dois exemplos de sites com vários joguinhos diferentes para crianças. Continue lendo e confira!

Escola Games

O Escola Games tem vários jogos para crianças divididos em níveis diferentes: fácil, médio e difícil. Além dos jogos, também estão disponíveis livros educativos para os pequenos.

Os jogos fáceis disponíveis no site são destinados a crianças menores, ou com mais dificuldade de aprendizagem. São quebra-cabeças, jogos com cores para aprender inglês, jogos históricos, entre outros.

Os jogos médios já são mais elaborados. Incluem joguinhos de completar, brincadeiras para aprender sobre o corpo humano, com formas geométricas, e até um jogo para aprender sobre o coronavírus!

Já os jogos difíceis são para crianças maiores. Envolvem gramática, jogos com palavras, prevenção de doenças, entre outros. E o mais interessante é que todos os jogos são gratuitos e livres para qualquer um acessar.

Smart Kids

Outro exemplo interessante de site com jogos para crianças é o Smart Kids. Ele inclui jogos para colorir, atividades que podem ser impressas (para pintar, desembaralhar as palavras, resolver enigmas entre outros), vídeos com animações educativas, entre outros.

As animações são simples e ensinam sobre fatos importantes para a educação: o descobrimento do Brasil, a viagem do homem para a lua, o verão, etc. Também há uma seção só com jogos da memória com os mais variados temas. 

Outra coisa interessante desse site é que há uma seção chamada trabalhos escolares. Nela estão disponíveis atividades de matemática, como adição e subtração, medidas, noções espaciais, formas geométricas… Também é possível aprender sobre fatos históricos, aprender sobre a cadeia alimentar, ler histórias do Sítio do Picapau Amarelo e até aprender sobre os tipos de animais. Este site também é completamente gratuito para uso.

Bom, chegamos ao fim deste artigo sobre jogos para crianças. E aí, você gostou? Esperamos ter te ajudado. De fato, incentivar e investir na boa educação para os pequenos é algo muito importante. Afinal, é a nossa responsabilidade garantir que as gerações futuras sejam responsáveis e possam dar continuidade a uma sociedade evoluída. E isso começa com uma boa educação!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×