A chegada do novo coronavírus trouxe consigo a necessidade de implementação de novos hábitos em várias esferas da vida. Sem sombra de dúvidas, uma das mudanças que acometeu grande parte das pessoas foi a migração para o trabalho em regime remoto, que nada mais é do que o serviço feito a distância. O tão falado home office nos mostrou que era hora de dominar novas ferramentas, para atender às novas demandas do mercado. Nesse contexto, muitas atividades corporativas, como as reuniões, passaram a acontecer através de sites e aplicativos de videochamadas. 

Sendo assim, o nosso objetivo com esse post é apresentar alguns  dos  melhores sites e programas para reuniões online, disponíveis no mercado, para que você consiga atender a essa nova demanda de trabalho. Confira a seguir. 

Zoom 

O Zoom é uma plataforma de videoconferências, com serviços pagos  e gratuitos, que possibilita o compartilhamento de tela, o uso de chat em tempo real, a transferência de arquivos e o acesso via telefone, dentre outras coisas. O plano gratuito conta com serviço de videoconferência, capaz de unir até 100 participantes simultaneamente, por até 40 minutos. Uma das principais diferenças do plano pago é a possibilidade de realizar reuniões de duração ilimitada, com até 500 integrantes. Para participar de uma conferência, o apresentador cria uma sala e envia um convite via e-mail ou link para os participantes, que só precisam acessar o endereço via navegador ou aplicativo e digitar um nome antes de entrar na sala.

CONTRAS: reuniões no plano gratuito podem durar apenas 40 minutos. Além disso, a plataforma também já demonstrou problemas graves de segurança.

Skype 

Talvez seja um dos serviços de chamadas de áudio e vídeo mais antigos. Para conversar com outra pessoa é preciso que ambos tenham a ferramenta baixada, possuam contas e que se localizem dentro da plataforma para começar a interação. Ainda que não seja a opção mais prática do mercado para fazer reuniões online, a plataforma possui alguns recursos como a gravação de chamadas de vídeo e o compartilhamento de tela, que justificam a sua presença nessa lista. O Skype possui uma versão gratuita, que permite  o contato com até 50 pessoas, por até uma hora, e uma versão paga, cujo maior diferencial é a quantidade permitida de usuários simultâneos e as opções de configurações para as conferências.

CONTRAS: Ferramenta impossibilita o compartilhamento de aplicações e possui uma limitada opção de chat durante a videoconferência.

Google Hangouts

Integrada ao Gmail, a ferramenta é completamente gratuita e possibilita a realização de videoconferências com até 10 pessoas. A plataforma permite a realização do compartilhamento de tela (mas não oferece opções de personalização), não requer a instalação de programas no computador e é compatível com os principais navegadores do mercado, como Chrome, Safari e Firefox.

CONTRAS: Baixa qualidade de áudio e vídeo. Além disso, são comuns os casos em que os usuários não conseguem ativar o microfone e participar da reunião.

Microsoft Teams

Semelhante a outras soluções do segmento, o Microsoft Teams é uma plataforma de comunicação que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho. A ferramenta possui um plano gratuito que viabiliza a realização de reuniões online com até 250 pessoas e permite a conexão de aplicativos externos como Trello e Evernote.

CONTRAS: Além de ser necessário comprar a versão Essentials do Office 365 Empresas, são comuns os casos em que usuários apresentam dificuldades para ingressar nas chamadas. A plataforma também não possui uma navegação intuitiva, o que dificuldade bastante a experiência do usuário. lguns usuários relatam dificuldades para iniciar as chamadas na plataforma e apontam uma interface de difícil entendimento. No fórum da ferramenta também é possível notar diversas reclamações sobre problemas na instalação do aplicativo. é preciso comprar, pelo menos, a versão Essentials do Office 365 Empresas. No entanto, muitas pessoas conseguem usar sem pagar como convidadas em reuniões criadas por empresas ou por escolas, em casos de aulas à distância.

PABX Virtual Ultra 

Nossa solução, o PABX Virtual Ultra, é um software, baseado na nuvem -internet, que oferece sistema de telefonia para empresas contratarem linhas telefônicas e é construído para o trabalho remoto que possui, dentre outros recursos, a conferência web integrada. Trata-se de uma solução para usuários ilimitados, fácil de usar e sem aplicativos, fazendo com que os convidados externos consigam participar das videoconferências apenas acessando um link no navegador. 

A conferência web da 3CX possui recursos que viabilizam a realização de eventos virtuais diversos, como apresentações de vendas, sessões de brainstorming de equipe, aulas on-line e claro, reuniões corporativas. Através dessa ferramenta você configura suas salas de reunião online com todas as ferramentas necessárias para qualquer circunstância. Além disso, essa solução se destaca frente aos demais sites e aplicativos para web conferências disponíveis no mercado, porque envia relatórios da reunião ao organizador, ao fim de cada sessão, permite também o upload de PDFs, o compartilhamento de documentos e é uma ferramenta de pesquisa fácil de ser usada para feedbacks. 

Esperamos que este artigo tenha o ajudado a entender mais acerca das opções de sites e programas disponíveis no mercado, para a realização de reuniões online, principalmente na circunstância do regime de trabalho remoto. Para conhecer as soluções que a Ultra Telecom possui para a sua empresa e garantir que toda a sua equipe esteja integrada, sem limite de ligações e sem a necessidade de instalação de centrais de PABX, acesse nosso site ou entre em contato. Será um prazer atendê-lo!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito desse conteúdo, deixe o seu comentário aqui no artigo para que possamos esclarecê-la da melhor forma possível. 

Continue acompanhando o nosso blog para receber mais dicas e informações sobre tecnologia.

Nos vemos por aqui.

Equipe Ultra Telecom

Categorias: Uncategorized

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×