Se você ainda não sabe qual a diferença entre roteador e modem confira no decorrer desse texto quais são. Atualmente é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar em roteador e modem. 

Apesar de todos saberem que esses dois aparelhos estão relacionados às funções de conexão com a internet, esses dois hardware têm algumas diferenças bastante significativas.

O modem, é o aparelho responsável pela decodificação da internet que chega em sua casa através do provedor, e o roteador é o responsável pela distribuição da internet para mais de um dispositivo.

No entanto as diferenças não são apenas essas que foram citadas acima, acompanhe o texto para saber de maneira completa qual a diferença entre roteador e modem.

A função do modem

Quando você contrata um pacote de internet para sua casa, você precisa de um modem, um aparelho que possui a capacidade de permitir o acesso à internet. Ele geralmente é oferecido pela própria operadora de internet, é ele o responsável por fazer com que o sinal chegue na sua casa de maneira acessível. 

Um aparelho como notebook e celular são capazes apenas de processar os sinais digitais. Quando enviados de forma analógica, como o sinal de telefone, por exemplo, o sinal não é decodificado pelos aparelhos atuais.

Sendo assim, o modem é o grande responsável por transformar o sinal que chegou analógico em sinal digital, processo também conhecido como “demodular” o sinal. Isso ocorre porque os aparelhos também enviam informações através da internet.

Assim como o sistema digital é conhecido como “demodular”, o sistema analógico é conhecido como “modular”, em razão disso veio a palavra modem que tem a função de transformar um em outro. 

Qual é a função do roteador

O roteador é o aparelho que possui a função de dividir o sinal que já fora convertido para digital para mais de um dispositivo. Esse complicado processo pode ser desenvolvido através de sinais de Wi-Fi ou o cabo de rede. 

Falando de uma maneira técnica, se você possui apenas um computador em sua residência e ele pode ser conectado pelo cabo de rede, não existe necessidade de comprar um roteador. 

Porém, caso você compre o cabo de rede, só terá acesso à internet no computador ou notebook em que o cabo estiver conectado.

Esclarecendo algumas práticas

Existem alguns casos em que a internet “cai” e essa perda de sinal pode não ser culpa do modem com a conexão, ou do roteador, mas também pode ser devido a sua localização. 

Por comodidade é normal que o roteador fique próximo ao modem, no entanto as vezes esse não é o melhor lugar para ele ficar, limitando muitas vezes o sinal de internet dentro de casa. 

Se for possível, tente colocá-lo em outro cômodo da casa a fim que ele supra toda a sua necessidade e atenda a perspectiva de sinal em toda a sua residência.

O ideal é que a estrutura e instalações da sua residência ou empresa sejam avaliadas para que você tenha um projeto personalizado e que garanta um sinal de Wi-Fi com qualidade e estabilidade em todos os pontos que você precisa e deseja utilizar a internet. Nosso serviço de instalação já prevê uma consultoria gratuita, na qual nossa equipe técnica indica a quantidade e a localização dos pontos de internet para que você aproveite o sinal do Wi-Fi de onde quiser!

É fundamental que você reinicie com certa frequência, pois assim como todo sistema de hardware, mantê-lo ligado direto faz com que ele possa sofrer algum tipo de instabilidade e acabe apresentando algumas falhas. 

Agora que você já compreendeu qual a diferença entre roteador e modem contrate o excelente serviço da Ultra Telecom para a sua residência ou empresa.

Categorias: Uncategorized

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×