Não é novidade para ninguém que as plataformas streaming como o Netflix, Globoplay e Amazon Prime estão conquistando cada vez mais públicos de diferentes faixas etárias. Com apenas uma assinatura mensal e poucos cliques, você consegue ter acesso a uma infinidade de filmes e séries para assistir quando quiser. Mas afinal: será que existe uma velocidade de internet mínima para usufruir deste serviço? Como garantir a estabilidade do sinal durante todo o filme?

Criamos esse artigo para esclarecer suas dúvidas referentes à velocidade ideal de internet  para assistir filmes e séries online. Confira abaixo!

Teste a sua conexão

Antes que você queira adquirir um novo plano de internet para assistir aos seus filmes e séries online, é importante realizar um teste de conexão. Só assim você terá conhecimento de qual é, de fato, a velocidade na qual você está navegando na web. Assim, você não corre o risco de acabar trocando por um plano semelhante ou inferior ao seu.

Para uma medição mais precisa, lembre-se de pausar todas as atualizações do sistema e fechar todas as outras abas do seu navegador. Assim que o teste iniciar, verifique as medições referentes ao download. Quanto maior a velocidade de download, maiores serão as chances de os filmes em streaming rodarem no seu computador, celular ou televisão sem travar.

Se porventura a velocidade de download for muito baixa, próximo a 1Mbps, adiantamos que o mais indicado seja investir em um novo plano de internet com maior velocidade para que você consiga assistir filmes, séries, vídeos e programas online sem maiores problemas.

Velocidade de internet ideal para filmes online

A velocidade de internet ideal pode variar de acordo com as plataformas e com a resolução dos filmes, partindo da velocidade mínima de 3 Mbps para filmes em resolução baixa de qualidade. Para explicar mais a respeito, pegamos as referências de acordo com os padrões da Netflix. Confira abaixo:

Qualidade SD

A qualidade SD está disponível no plano simples do Netflix e possui uma resolução mais baixa de imagem. Os usuários que adquirirem esse plano poderão assistir aos filmes e séries disponíveis na plataforma com a qualidade de 480p e precisam ter, em média, 3 Mbps para garantir a reprodução das mídias de maneira satisfatória sem que a internet fique travando.

Qualidade HD

A qualidade HD está disponível no plano intermediário do Netflix. A resolução HD é em 720p e para que os usuários consigam reproduzir os filmes e séries sem problemas o recomendado é ter uma velocidade de internet de, no mínimo, 5 Mbps.

Se por acaso você possui esse plano, uma dica é ativar o “Modo HD” para assistir os filmes em alta definição. Basta entrar nas “configurações da sua conta” dentro da plataforma para verificar as “configurações de reprodução”.

Qualidade Ultra HD

A Qualidade Ultra HD está disponível no plano Premium da Netflix que permite inclusive habilitar a resolução UHD 4K (2160p). Para assistir filmes e séries nessa qualidade é necessário ter uma internet com aproximadamente 25 Mbps de velocidade e, além disso, é importante lembrar que é necessário ter uma televisão que aceite esse formato.

Considere outras variáveis

Ainda que a velocidade de internet da sua casa seja satisfatória para assistir filmes na resolução que você deseja é importante considerar outros motivos que podem acabar interferindo na execução sem cortes dos filmes e séries por streaming.

Afinal, além do volume de dados que a sua operadora disponibiliza no seu plano de assinatura, é imprescindível que sua conexão opere com velocidade e estabilidade. Existem diversos fatores que podem prejudicar a qualidade da sua conexão, como: dispositivos obsoletos, barreiras físicas, cabeamento de má qualidade, entre outros. Confira aqui os motivos que deixam sua internet lenta.

Se mesmo resolvendo as questões listadas acima a sua internet continuar apresentando problemas na reprodução de vídeos online, o ideal é solicitar a troca do seu plano de internet para receber um serviço mais eficaz e que supra suas expectativas.

A Ultra Telecom oferece diversas opções de planos de internet com um excelente custo x benefício, inclusive a internet fibra ótica, com consultoria de instalação gratuita. Acesse o nosso site e conheça os nossos serviços.

Esperamos que você tenha conseguido esclarecer suas dúvidas a respeito da velocidade de internet para assistir filmes online. Caso queira mais informações sobre o assunto, comente esse post para que possamos te auxiliar com mais dicas!

E não deixe de acompanhar o nosso blog para mais dicas sobre tecnologia, internet e telefonia.

Nos vemos por aqui.

Equipe Ultra Telecom

Categorias: Uncategorized

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×