Não é segredo para ninguém que a internet por fibra óptica oferece velocidade e estabilidade. Mas você sabe, de fato, quais os benefícios e o motivo que faz com que a fibra seja realmente superior à internet por cabo tradicional (metálico)?

Criamos esse artigo para te apresentar todas as vantagens que a internet por fibra óptica pode oferecer e mostrar o quão veloz ela pode ser. Confira abaixo.

Como funciona a internet por fibra óptica?

Os dados são transmitidos em cabos compostos por elementos de vidro e revestidos por camada plástica reflexiva. Neles os códigos seguem encapsulados sob o protocolo de internet (IP) e a navegação fui via fonte de luz injetada em frenético processo de combinações em acende e apaga, para ao fim ser a “capsula” decodificada.

Trata-se do sistema binário de combinações entre 0 e 1, que nas placas e circuitos equivalem a tensão ligada ou desligada e na fibra à luz acesa ou apagada.

Quais as vantagens da internet por fibra óptica?

Por se tratar de navegação de dados à velocidade da luz, você já consegue imaginar que a internet de fibra é sinônimo de veloz. Mas, além de velocidade, ela pode proporciona outras vantagens. Confira abaixo quais são:

Não há interferências

A internet via cabo é conduzida pelo cobre e, portanto, suscetível a interferências ambientais e eletromagnéticas. Tais fatores causam redução ou até perda do sinal.

Com a internet por fibra óptica não existem interferências externas. Os elementos de plástico e vidro mantêm o sinal sempre estável.

Melhor transferência de dados, mesmo percorrendo grandes distâncias

A internet por cabo metálico somente garante manutenção e potência do sinal em curtíssimas distâncias, medidas em metros. Já a internet por fibra óptica pode injetar sinal potente a distâncias de até 100 Km.

Menor probabilidade de danos

O cobre é um metal macio e com o tempo se deteriora. Já a fibra é cristal de vidro; seu tempo de vida é infinitamente maior.

Em resumo, a internet por fibra é melhor que as outras porque:

  • percorre à velocidade da luz, sem resistência do metal ou a oscilação do rádio;
  • o cabo óptico isola as ondas eletromagnéticas, dentre outros fatores que afetam ao cabo metálico, eliminando o risco de interferência no sinal;
  • garante transferência de dados a longas distâncias sem perder potência;

E aí, conseguiu compreender o funcionamento e as vantagens da internet de fibra? Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, comente neste artigo para que possamos esclarecê-la.

Ah. Caso esteja em busca de uma empresa especializada na instalação de internet por fibra óptica, consulte e contrate os serviços da Ultra Telecom. Somos a empresa ideal para te atender!

Continue acompanhando o nosso blog para receber mais dicas e informações sobre tecnologia.

Nos vemos por aqui.

Equipe Ultra Telecom 

Categorias: Uncategorized

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×